Sala de Estar

SALA DE ESTAR PEQUENA

Com o crescimento imobiliário, os apartamentos tendem a ficar cada vez menores.

E com isso, decidi falar hoje sobre elas, as salas!

Olá Pessoal.

Minha maior identificação são salas: Salas de estar e Jantar.

E hoje exclusivamente  irei falar um pouco mais sobre ela a sala de estar. E principalmente a sala de estar pequena.

Sala de Estar

Como eu sempre falo aqui pra vocês, o principio básico da decoração é seu bom gosto e estilo. Porem só isso não basta para deixar aquele ambiente com um toque mais especial.

Primeiro passo é definir sobre qual a melhor distribuição dos moveis e como definir o melhor espaço de circulação.

Como já falei em outro texto por aqui, não esqueça que a circulação mínima sempre deve ser de 60cm. Menor que isso não vai ficar bom.

Lembrando também que o móvel não pode ser maior que seu espaço. Então tome muito cuidado com a definição das medidas.

Para você mesmo fazer seu projeto, comece pegando um papel, lápis, borracha e régua. E claro para as medidas, uma boa trena. Com estes materiais você já consegue começar.

Desenhe seus espaços, use os centímetros da régua para imaginar sua medida real.

Definindo isso já começa a ficar mais fácil sobre as escolhas dos moveis e o tipo dos materiais.

Então vamos lá.

Sofás

Como escolher o sofá ideal? Você sabe?

A primeira dica, é a medida. Gente isso é muito importante, use a trena para ter certeza da medida ideal de seu sofá, e só depois saia para escolher o modelo.

O ideal é sempre poder sentar no sofá para testar o conforto. Caso não de, procure ver qual o material que compõe o sofá.

A composição de um sofá, eh simples:

Estrutura em madeira (opte pelas madeiras de reflorestamento).

Sofa por dentro

Persinta Elástica – já vi alguns modelos no mercado que não tem a persinta, eu particularmente não gosto. Acho muito importante pois é onde dará maior sustentabilidade ao sofá, e faz com que ele fique mais “bonitinho” e confortável mais tempo. Deixa ele mais tempo com carinha de novo.

A construção do sofa começa assim. Sendo fixado a percinta na estrutura de madeira.

Molas – Eu particularmente somente indico sofá de molas, pois a resistência deles é sempre maior.

Lembra aquelas camas que tinha antigamente de molas?? A minha Bisavó tinha, a sua também tinha? Elas duravam muito tempo. Claro que hoje já não é mais assim, ate porque os materiais já não conseguem mais ter aquela resistência toda, conforme tinha antigamente, de 30,40anos, pois as empresas também precisam sobreviver. Já pensou você ficar 20 anos sem trocar a decoração? Ninguém merece!!

Mola Bonel

Espuma: Densidade da espuma, SUPER IMPORTANTE, procure a densidade que melhor se encaixa pra você.  A marca da espuma utilizada também é muito importante, eu tenho preferencia nas espumas SANKO (http://www.sankoespumas.com.br/) porem existem varias outras que também são ótimas e estão no mercado.

Algumas fabricas de sofá também produzem a própria espuma, o que eu também indico, pois estas, por fabricarem tomam um cuidado incrível.

Sistema de reclínio – é aquele sistema que fica acima do encosto e que tem normalmente de 2 a 4 estágios de articulação. Serve para deixar o seu encosto mais confortável.

 

Sistema de retrateis – é sistema que abre o assento do sofá, e ele fara com que seu sofá fique com a profundidade maior, fazendo virar uma chaise.

Este e um modelo de retratil e reclinio, porem existe varios outros no mercado atual

Você deve tomar cuidado em onde seu sofá vai parar quando aberto, será que ele não vai encostar naquela mesinha de centro? Lembre-se da circulação ideal.

Eu também gosto muito de indicar os retrateis que vão ate o chão, pois você pode sentar na ponta do sofá sem problema de pender para frente. No caso dos sofás que ficam um pequeno espaço do chão, as vezes mínimo, podem pender para frente, principalmente os menores que consequentemente tem o menor peso.

Se o sofá fica pertinho do chão mas não encosta, verifique com a loja se existe a possibilidade de colocar rodízios. Isso deixara seu sofá mais firme.

Pra mim o item mais importante da casa é o sofá, pois é onde você fica aquele tempo que você tem de descanso antes de ir para cama, então segue minha dica, e Capricha.

Tecidos

Procure usar nele, apenas uma cor, esqueça esse negocio de encosto de outra cor, etc… Pois isso vai limitar sua decoração. Use apenas 2 cores em um sofá se você tiver plena certeza de sua decoração.

Não quer erra? Use uma cor apenas

Outra dica importante sobre que tecido usar, é a textura de cada material.

Temos vários materiais para revestir um sofá. Mas irei falar aqui dos mais comuns.

Camurça ou Sued – hoje são os mais utilizados, pois este material é ótimo para quem tem crianças, pois é mais fácil a limpeza.

Camurca ou sued são a mesma coisa, a quem diga que não. Mas com tanta experiência em feiras de fornecedores (fabricantes) que já tive, tirei minha própria conclusão. Ha lugares que falam, isso é a camurça e isso é o sued, e outros lugares o oposto. Então, vai de cada fornecedor mesmo. Não se apegue a isso, se apegue a textura do material.

A camurça tem aquele toque aveludado, porem como se tivesse os pelinhos menores, da um conforto incrível, o preço é normalmente melhor que os chenilles. Eu particularmente Adoro, o único problema é que ela marca. Se você passar a mão para um lado, ela vai ficar sua marca, se passar para o outro, vai ficar a marca, então, vai do gosto pessoal de cada um mesmo. Eu acho um charme a marquinha que ela faz.

Indico muito para quem tem crianças, pois é um material de mais fácil limpeza.

Reparem nesta imagem que a camurça da aquele toque de manchado. Que eu particularmente, Acho um Chame!!

Chenille

É aquele tecido que tem um toque mais grosso, da a impressão de tecido mais forte.

Com cores maravilhosas, o chenille é outra opção excelente para revestimentos de sofás.

Sofa Dangelis em chenille

Courissimos, e korino/Curvim

Indico apenas para ambientes de uso comum com circulação maior de pessoas. Como ambiente comercial.

O Courissimo tem uma qualidade melhor que o Korino/ Curvim. Mas lembre-se que o acabamento nestes materiais, nunca vai ficar igual ao acabamento de tecidos. Por ser mais grosso e de difícil manuseio.

Sofa em courissimo auto brilho.

Impermeabilização – serve para criar uma proteção extra em seu sofá. Pode ser feito em casa mesmo, por um profissional qualificado. Existe também o produto pela internet para comprar e você fazer em casa mesmo. Mas eu não indico, já vi casos do sofá ficar todo manchado.

Tapetes

Principal dica. O tamanho ideal do tapete deve ser igual ou de preferencia maior que a largura do sofá.

Se tiver poltrona, que no mínimo dois de quatro pés da poltrona fiquem em cima do tapete.

Este e o espaço ideal que o tapete deve utilizar

Andando junto com a cortina, o tapete é as vestes da casa, então, tome cuidado.

Quando você vai se arrumar para sair, você quer sair bela não eh? A casa eh a mesma coisa, usar um tapete pequeno na sala, eh igual a ir em um casamento com a barriga de fora. Não pode!!

De preferencia a loja que leva condicional em sua casa para provar. Nada melhor do que provar a vestimenta para encontrar a ideal.

 

 

Poltronas

 

Use e abuse delas,  sao ótimas.

As maiores; as menores; as mais chamativas; as classicas; as Retro: as ousadas; as Claras; as escuras:

Enfim, existem infinidades de poltronas maravilhosas

 

 

 

Pufes

 

Acredito na importância de pufes, principalmente para ambientes menores. São sempre pecas curingas para quando chegar bastante visitas.

Para quem tem pouco espaço, e deve escolher entre uma mesa de centro e um pufe, eu indico o pufe, pois ele te da o suporte de uma mesa de centro, quando chegar visitas você consegue servir petiscos no pufe, quando todos estiverem na sala.

E ele te da o suporte de mais lugar disponível para sentar.

 

 

Almofadas

 

No mercado tem sempre uma mais linda que a outra Mas se você não encontrou nada para fazer composição com sua sala, compre o tecido e mande fazer.

Eu tenho uma ótima cortineira que também faz almofadas, minha mae, Carmem Jeremias, (48) 9674-7761.

O bom de ter a profissional que ira fazer este serviço é que você consegue pecas diferenciadas do que tem no mercado atual, e consegue colocar sua ideia em pratica. Claro o custo disso também fica bem menor.

Tem lojas lindas no mercado que vendem muito tecidos legais. Use e abuse de sua criatividade.

 

Cortinas

Se você tem gesso, é fácil; use o espaço para isso. Se você vai colocar gesso, peca pro gesseiro deixar o cortineiro. Assim fica mais fácil.

Outra dica, que eu uso nos meus projetos e fica muito bom, é usar a cortina na parede toda da janela.

Por exemplo, a parede tem 3 metros, mas a janela tem 2 metros. Não use a cortina do tamanho da janela. Use a cortina do tamanho da parede. Isso vai  criar uma linha aos olhos. E deixar o ambiente mais harmonioso.

Se você não tem o gesso, use a cortina do teto ao chão.

Gente, sobre cortinas é muito pessoal, eu gosto assim. Mas você pode ir criando.

Eu gosto muito de usar black-out para ter a opção de deixar o ambiente mais escurinho. Mas tudo isso vai de cada cliente.

Minha indicação de cortineira, é minha maravilhosa mae: Carmem Jeremias (48) 9674-7761. Faz um belíssimo trabalho, e capricha demais. Parabens Mae pela sua dedicação.

Movel para TV

Procure verificar todos os aparelhos eletrônicos que voce deseja ter, ou tem.

Deixe o espaço para cada um deles.

Altura da Tv também eh muito importante. Cuidado para tv não ficar muito alta. Ela deve ficar na altura dos olhos. Tv muito alta vai cansar seu pescoço.

 

 

Mesa de Centro

 

Modelos belissimos no mercado, somente tome cuidado com a circulação.

Se você acredita que ela possa atrapalhar a circulação, então não use.

Mesa de Centro sao ideais para quem tem bastante espaço.

 

Decorações

 

Abajour, porta retratos, revistas, bolas, artefatos… tudo fica bom, desde que não seja demais, nem de menos. Coloque a decoração proporcional ao tamanho do móvel que ela ocupa.

 

Enfim, minhas dicas de hoje sobre sala de estar, são essas.

Espero ter contribuído um pouquinho mais com sua decoração.

Gostou? Nao esquece de curtir a pagina.

Grande Beijo.

 

Anúncios